O escopo das ações

O mestre caminhava com seu aprendiz em um lindo jardim banhado pelo canto dos pássaros e pelo amarelado das tulipas que enfeitavam o caminho. Ambos discutiam sobre o escopo das ações do homem, até que o sábio indagou:

– Sobre qual mira o homem aponta as suas ações?

– Não entendo o que o senhor quer dizer. – falou o aprendiz.

– Enrole isto sobre seus olhos após o meu aval – o sábio pegou uma faixa preta e a entregou ao aprendiz.

– O que quer que eu faça? -o aprendiz o olhava curioso.

– Primeiro olhe para aquela árvore (uma árvore com folhas extremamente rosas e vivas chamavam a atenção no jardim), você vai andar até ela. Porém o fará vendado, não lhe darei instruções e lhe darei o tempo que for necessário para chegar até ela. Pode fechar os olhos e colocar a faixa.

O aprendiz se vendou e esperou a ordem do mestre, que ficou em silêncio. Passados cinco minutos o mestre indagou “você sempre espera te darem ordens para executar suas ações?”. Então o aprendiz começou a andar. Parecia muito mais dificil do que imaginara, tropeçava em pedras médias, caía após algum passo falso, escorregava em folhas úmidas pelo orvalho. Em dez minutos de quedas e tropeços o aprendiz conseguira alcançar o casco da árvore.

– Muito bem. – falou em tom alto o sábio, que sentado sobre as mesmas folhas encharcadas pelo orvalho, focava o aprendiz com interesse notável. – Pode desvendar-se e sentar ao meu lado.

“O objetivo deste exercício foi exaltar o que disse há pouco tempo. Uma vez que a árvore foi focada por você, as ações foram importantes para atingir uma reação que o fez prosseguir até achar o casco, mediante qualquer futuro obstáculo. As ações são de fato essenciais, porém o foco lhe mostra como agir essencialmente.”

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: